Rappers Brasileiros Falam à MTV Gringa Sobre Protestos no Brasil

Criolo


Rappers brasileiros falam à MTV gringa sobre protestos no Brasil
Muito antes de se tornou um famoso para 2011 é indie hit "Localidade: Não Existe Amor Em SP", Criolo cultivou uma visão política feroz na cena hip-hop underground de São Paulo, por isso é nenhuma surpresa que ele estava nas ruas na segunda-feira em apoio aos protestos . Eis o que ele nos disse:
Criolo (Foto cortesia do artista)

"O movimento vem acontecendo sempre, na verdade. Sempre houve pessoas reunião para discutir, a pensar, a procurar maneiras de melhorar o dia-a-dia do cidadão brasileiro. As tarifas eram apenas a faísca para a revolta. A tarifa de ônibus é extremamente abusivo em relação a qualidade que é oferecido. Se o transporte era verdadeiramente público, não teríamos nem pagar nada, mas temos que pagar esse valor alto. Então, as pessoas decidiram ir para a rua para mostrar a sua indignação. Eles disseram que "nós somos a sexta maior economia do mundo, mas as coisas não são boas para o nosso povo."
Um estudo recente mostrou que o bairro onde eu cresci é o pior lugar na cidade de São Paulo para se viver. De onde eu venho, as pessoas protestam desde o dia em que nascem, o protesto faz parte da vida diária para pessoas que sofrem violência institucionalizada.
Eu estava na segunda-feira de protesto, mas não como um artista - como cidadão. Não se trata de colocar-se no meio disto como "um artista." Este é um movimento em que todos nós somos os protagonistas ".

                                                 Emicida


Mesmo se você não for um seguidor próximo do hip-hop brasileiro, há uma boa chance de que você já ouviu falar do Emicida, que surgiu como uma espécie de embaixador para a cena em todo o mundo. Quando ele lhe perguntou sobre os protestos, ele teve um sério # realtalk para nós sobre o que realmente está sendo representado.
Emicida (Foto: Luciana Faria)

"Podemos estar vivendo um momento histórico - não me lembro de qualquer outra situação em que a minha geração tem ido para as ruas e exigir seus direitos dessa forma. Essa revolta é muito importante.
 Eu não acho que "o povo" - no sentido de pessoas da classe trabalhadora - estão ali representando de uma forma real. Talvez existam alguns grupos não lutam pelos direitos daqueles que não têm o direito de exigir nada. Uma vez que o movimento cresceu tanto, com certeza existem algumas pessoas que lutam pelo povo. Mas perceber isso: nas favelas, as pessoas vêem a polícia fazendo esses tipos de coisas todos os dias, agora eles só foram revelados fazê-lo a uma fatia maior da sociedade.
Eu acho que, parafraseando Wilson das Neves, o "dia das pessoas das favelas descer para as ruas e não para o carnaval", que vai ser uma guerra civil. Eles não vão estar protestando com cartazes dizendo "menos corrupção" ou qualquer coisa assim. Eles vão estar pensando em como o seu primo foi assassinado pela polícia no dia anterior, de que a sua casa foi demolida pelo governo, sobre suas geladeiras vazias e panelas. A fome não tem qualquer utilidade para diálogo, e isso seria um erro ignorar isso. Então, entrar na questão do "isso é sobre o preço do ônibus" é infantil. Claro que, a alta tarifa foi o sinal de que muitas coisas estão indo mal e que não estamos ignorando as intenções podres dos nossos políticos mais.
Estou muito feliz que os jovens estão tomando as ruas, mas eu tenho medo que a mídia está distorcendo tudo e torná-los para fora para ser vilões de algum tipo. Ou pior - usando o poder destes protestos para fins políticos partidários. O artista deve ser sincero, mas é importante não ser maior que a causa. Estamos falando de liberdade, não de marketing, e algumas pessoas vêem isso como uma oportunidade para chamar a atenção. Para aqueles que apoiam a causa de uma forma sincera, eu ofereço o meu respeito e admiração, nós estamos lutando do mesmo lado. "

MV Bill 

MV Bill (Foto cortesia do artista)
MV Bill, a voz do hip-hop dominante na história do Rio de Janeiro, foi batendo há anos sobre os problemas profundos da sociedade brasileira em uma cidade mais conhecida por festas na praia e mulheres semi-nuas. Tomemos, por exemplo, "Causa e Efeito" ("Causa e Efeito"), em que ele diz a certa altura: "A apatia dos meus irmãos me engana / Vivemos em uma democracia que não funciona." Naturalmente, ele estava animado sobre os protestos.

"É um momento histórico! Um movimento sem partidos políticos, sem líderes, a partilha de indignação coletiva. Na realidade, eu acho que esse despertar começou anos atrás, mas só agora explodiu. Mas não é todos os brasileiros que estão em sintonia ... ainda há muito a alienação aqui.
Os protestos são contra a corrupção, para a educação, melhores cuidados de saúde e de transporte público, a segurança para todos. É um aglomerado de questões diferentes. Eu sinto que a minha vida ea minha música tem sido esperando por esse momento, onde as pessoas são mais do que uma massa trabalhadora - eles estão criando a mudança "


Rael


São Paulo hip-hop artista Rael também entrou na conversa:
Rael (Foto: Fernanda Negrini)

"Acho que era hora para isso acontecer. As pessoas estão cansadas e isso demonstra que realmente estamos indo em direção a uma mudança - é ótimo, é o incentivo que precisava para colocar um fim a essas injustiças. Queremos colocar os políticos corruptos atrás das grades. Eles abuso, iluda, e enganar o gigante e agora ele acordou e ganhou força a partir da internet.

Como sempre, eu estou participando, trazendo estas questões para as canções e shows. Um artista que influencia as pessoas com suas idéias e atitudes. Neste momento, estou usando essa influência que eu tenho que dar a minha visão sobre o momento delicado em que a democracia se mostra verdadeiro - Eu estou tentando ajudar dessa forma, levar as pessoas a questionar e entrar nas ruas ".

Nenhum comentário