Apelo do Mano Azagaia Para Apoio ao Fundo Fara a Operação ao Tumor Cerebral (Download Vídeo 2014)

Azagaia, Edson da Luz, é um artista moçambicano Hip-Hop. A crueza de sua música eo conteúdo lírico de suas canções têm causado desconforto em alguns círculos, tomado de Moçambique e comunidade de blogs falando Português em todo o mundo pela tempestade, e viu-o, aparentemente vítima de supostas tentativas de silenciar a sua voz. 

Seu primeiro álbum, "Babalaze" (Hangover), foi lançado em 2007 tornando-o um artista muito polêmico devido a algumas de suas letras. Sua canção "Como Mentiras da Verdade" (As mentiras da verdade) falou sobre o assassinato do jornalista Carlos Cardoso, o julgamento posterior e questionou a verdade apresentada por aqueles que governam e escreveu a história de Moçambique. Sua 'Povo sem Poder "(as pessoas no poder) foi considerado um panegírico sobre o 05 de fevereiro de Maputo Riots. Ele foi chamado para interrogatório no Gabinete do Procurador em 30 de abril de 2008 por razões de incitar a violência devido ao seu conteúdo lírico. Uma de suas canções incluiu um convite para o presidente do país, Armando Guebuza, e tem também o que poderia ser facilmente entendida como uma ameaça. Rolling Stone chamou-o de "herói do povo" e ele é respeitado em seu país por pessoas de todas as idades. Ele é censurado, boicotado e suas canções não jogar na televisão pública ou rádio. 

Nascido em Namaacha, perto da fronteira com a Suazilândia, filho de um agricultor e uma vendedora, em sua adolescência, ele foi apresentado à poesia de José Craveirinha protesto, um escritor moçambicano no período colonial, e começou a escrever. Quando ele fez 10 anos, ele se mudou para a capital, Maputo, e aos 16 anos, descobriu o hip-hop e decidiu que este era o que ele queria fazer. Seu segundo álbum, "Cubaliwa" (Renascimento), foi lançado em 2013, foi aclamado pela crítica e já vendeu mais de 3000 cópias em um país onde artistas vendem apenas 1000 cópias. Ele inclui os singles "ABC fazer Preconceito" (O ABC do preconceito) e "Homem Bomba" (Bomba Humana). 

Em junho de 2014, Azagaia sofreu duas convulsões epilépticas consecutivas que o levaram a buscar exames médicos. Os médicos descobriram um tumor cerebral no lobo temporal esquerdo, aproximadamente do tamanho de uma bola de golfe. Depois de obter opiniões de quatro médicos diferentes (em Moçambique e África do Sul), que recomenda a cirurgia para remover o tumor. Ele recebeu dois anos de vida, se o tumor não é removido como convulsões futuros podem resultar numa paralisia do seu corpo. Devido à urgência, os médicos recomendaram Azagaia ser operado na Índia por causa de suas altas taxas de sucesso e sua política de internamento rápido. 

Infelizmente, o custo para a cirurgia é muito alto e eu não posso criar a nossa própria. Estamos aqui perguntando para os fundos necessários para cobrir a cirurgia, as despesas de viagem para os dois assistentes médicos, bem como os fundos de pré-operatório e no tratamento pós-operatório, o que pode demorar até 6 meses.




Nenhum comentário