Biografia : Z'África Brasil


Em 1997, o Z´Africa Brasil passou a fazer parte da Posse Conceito de Rua (Organização de grupos de Hip Hop que trabalha os seus elementos com fundamento cultural, social, político e educacional junto à comunidade). No mesmo ano, o grupo elaborou um projeto com a CDECA Casa 10 que trabalha com menores infratores no cumprimento de ordens para o incentivo à arte e projetos culturais como oficinas de grafite, dança, música e artes plásticas.
Em 1999, devido aos trabalhos realizados, o grupo foi convidado a fazer o intercâmbio cultural Brasil X Itália em parceria com a Posse Conceito de Rua e CDECA Casa 10, orgão que recebe ajuda de algumas familias da Itália. Em terras estrangeiras, o grupo realizou 15 palestras, workshops, oficinas e 30 shows por todo o norte da Itália.


Em 2001, o grupo francês Assassin veio ao Brasil fazer apresentações no Sesc e conheceu o rap dos Z'Africa Brasil. O resultado foi a gravação de duas faixas no Autoload Estudio, com produção de EricoTheobaldo, e com isso o trabalho do grupo começava a espalhar-se pelo mundo.
Depois dos Assasin foi a vez do famoso restaurante parisiense Favela Chic se render ao grupo brasileiro. O grupo foi convidado a participar na coletanêa anual que o restaurante compila e teve lançamento nesse ano pela BMG francesa com a música "Favela".
Finalmente em agosto de 2002 foi lançado o tão aguardado álbum do grupo, Antigamente Quilombos, Hoje Periferia, que os colocou entre os principais grupos brasileiros da atualidade. Em setembro foram a Paris convidados pela "crew" da Favela Chic, o que rendeu mais três shows pela cidade, e uma apresentação ao ar livre para 200.000 pessoas com o dj de techno Renato Lopes.

Em 2006, foi lançado o segundo disco nacional do Z'África Brasil, denominado Tem Cor Age, com participações especiais de Zeca Baleiro, Toca Ogan (da Nação Zumbi), Fernando Catatau, entre outros. O álbum e a música-título concorreram ao Prêmio Hutúz do ano seguinte. Em 2007, o Z'África Brasil lançou na França o EP Verdade e Traumatismo, pelo selo Livin´Astro.




Os membros

Gaspar é filho de Nordestinos, por isso a sua musicalidade, rima e versatilidade nas composições contam com muito repente. Principal compositor e rapper do grupo, foi o primeiro MC brasileiro, junto com Funk Buia, a fazer sessions com dj's de música eletrônica no país.
Atualmente, Gaspar desenvolve projetos junto à Secretaria de Cultura do Estado, como no projeto "Arquimedes", que visa trabalhos voltados para entidades em ONGs; e o "Parceiros do Futuro" com a Secretaria de Educação, que trabalha com 400 escolas da cidade de São Paulo em projetos culturais para crianças e adolescentes.

Funk Buia é neto de Africanos e foi um dos primeiros a entrar no grupo, em 1997. A voz rouca que segue o estilo "raggamuffin" despertou a atenção de Gaspar durante um show de Buia.
Antes de integrar o Z´Africa, tocava percussão num grupo de pagode chamado "Vício Nacional". Atualmente é um dos MC's mais requisitados por casas noturnas e tem um hit gravado pelo grupo Conexão Carandiru (BMR) "Quem é, é", que ficou durante 4 semanas entre as mais pedidas da rádio 105 fm.

Fernandinho BeatBox conheceu o MC Gaspar na Enigma, em São Paulo, numa das casas onde ele se apresentava, fazendo beatboxs e imitando o cantor Michael Jackson. Antes de passar a integrar Z´Africa, Fernandindo integrou o grupo de rap Anjos da Noite, em 1992, ao lado de Gaspar.
Fernandinho BeatBox é considerado um dos melhores apresentadores em beatboxs do Brasil. Já fez participações especiais com artistas como Fernanda Abreu, Jorge Benjor, Charlie Brow Jr e Wicleaf Jean dos Fugees.


Pitchô começou discotecando nas festas da periferia. Parceiro de Gaspar desde a infância, foi convidado pelo amigo para ser DJ no início da formação do grupo Z´África Brasil. Há dois anos, divide os vocais com Gaspar.

(Fonte: Nação Hip Hop)

Nenhum comentário