Festival "Terra do Rap 2014" de 18/7 a 01/8 no Rio de Janeiro - Brasil


OS ARTISTAS DO INTERCÂMBIO: ANGOLA-BRASIL-PORTUGAL


Eva Rapdiva (LUANDA)

Nascida em Angola, começou a fazer rap em Portugal com apenas 12 anos e aos 15 já estava entre as mc’s mulheres mais respeitadas na cena “Tuga” pelos fãs de freestyles. No improviso com rimas combativas, que ganhou o seu espaço no Rap em Portugal, deixando clara que a sua espontaneidade é o seu maior característica e aquilo que a define como artista.


Kid MC (LUBANGO-HUÍLA)

Nascido na Província de Huila, Angola em 1986, conviveu desde a infância
com a guerra civil instalada em seu país. Influenciado por seus irmãos, passou a interessar-se pelo Rap, tendo como referência rappers americanos. Popular entre os adeptos do Movimento Angolano, em 2009 foi a vez da mixtape “Breves Considerações”, que consolidou o nome do rapper junto ao grande público, após ter alcançado o topo das paradas musicais das rádios. Contundente em suas letras, Kid MC rebusca a essência do verdadeiro Hip-Hop.



Vinicius Terre (RIO DE JANEIRO)

Transformou a dura realidade do quente subúrbio da Pavuna, no Rio de Janeiro, em experiência para lidar com as questões sociais. E assim se tornou um artista singular, mas com ações plurais: movimentando a Cultura Hip-Hop para uma perspectiva mais ampla. Vinicius Terra é rapper, articulador de cultura urbana do Rio de Janeiro e graduado/licenciado em Letras (Português e Literaturas de Língua Portuguesa).


Bob-X (RIO DE JANEIRO)

Mc Bob-X (rapper) é essencialmente um poeta do Rap. Nascido e criado na
Baixada Fluminense (Rio de Janeiro), suas composições são reflexos da realidade vivida. O rapper que ganhou fama nas rodas por seu lirismo e ironia, lançou sua primeira demo em 2006 e logo gerou muita espectativa no undergound. Mas Rodrigo Fernandes como todo jovem de periferia teve sua vida revirada e isso o afastou do RAP e de BOB-X, seu alter ego. Lança EM 2014 a mais aguardada mixtape da cena underground Hip-Hop a “Império [BF]” e o ep ”Império [BXD]”.


Funkero (RIO DE JANEIRO)

Cria do Jardim Catarina, São Gonçalo (RJ) – município conhecido pelo alto nível de criminalidade, FUNKERO é capaz de transformar em poesia a violenta e surrealista vida nas vielas do Rio de Janeiro. O elo perdido entre o funk carioca e o rap, domina o enigma das ruas da metrópole com precisão de samurai. Acelerado no raciocínio,Seu estilo é despejar um 100 número de idéias por minuto, com uma capacidade inata para o improviso, foi finalista das maiores batalhas de MC’s – “versão contemporânea” do repente, conquistando visibilidade ao redor do país ao participar de eventos de rua a programas de TV.

  
DJ Nino Leal (RIO DE JANEIRO)

Carioca, já dividiu palco com grandes artistas como o Rappa, Lauryn Hill, Akon, e Joss Stone, como compositor destaca-se para a “realidade carioca“. Desde janeiro de 2010 é o principal instrutor do Red Bull Favela Beats de Vigário Geral. Atualmente faz parcerias com artista de Funk Danny Saxofunk e o projeto de Stanley Neto Eletrosax.


De Leve (RIO DE JANEIRO)

Niteroiense Ramon Moreno foi um dos fundadores do seminal coletivo Quinto Andar antes de se lançar em carreira solo com o nome que fez sua fama: De Leve. Um dos rappers brasileiros mais influentes desse século. Mantendo o humor ácido e o sarcasmo que tornam suas críticassociais bem humoradas ainda mais agudas. A leveza (turum-tss!) do seu estilo ajudou a quebrar barreiras elevando o rapper a atingir um público maior.


Rodrigo Ogi (SÃO PAULO)

mais conhecido pelo seu nome artístico Ogi, é um rapper brasileiro e
também integrante do grupo Contrafluxo. Nascido em São Paulo, começou a rimar em 1994, mas acabou abandonando o hobby para entrar no grafite. Retornou para o rap em 2003, em 2010 foi indicado na categoria “Rap”no VMB da MTV, em 2011 lançou o álbum “CRˆ0nicas da Cidade Cinza”.

Don-l (FORTALEZA)

Recém radicado em São Paulo, o MC de Fortaleza apareceu no jogo do rap com o grupo Costa a Costa, que lançou em 2007 a mixtape “Dinheiro, Sexo, Drogas e Violência de Costa a Costa”, um dos discos mais importantes da história do rap nacional. Descoberto por Hermano Vianna, o grupo se apresentou na Central da Periferia de Regina Casé, entre outros programas, e faturou o Prêmio Hutúz em duas edições.




Capicua (PORTO)

Nascida na cidade do Porto, Capicua (do catalão cap i cua, que significa cabeça e cauda) é Ana Matos Fernandes. Aos 15 descobre o Hip Hop, primeiro através do graffiti, depois pelas rimas em cassetes, até chegar aos microfones. Algures entre a escola e a universidade, do Porto para Lisboa, estuda sociologia e faz um doutoramento em Barcelona.



Sam The Kid (LISBOA)

Elevando a arte de samplear a um patamar nunca antes atingido no passado pela grande maioria dos compositores portugueses, Sam the Kid é facilmente reconhecido como estar no topo dos talentos das novas gerações de produtores. Sendo constantemente convidado por outros artistas para dar o seu contributo tanto na mestria das suas rimas como em beats, Sam eleva bastante a arte de DIY ao ser bastante proativo em termos de recursos. É atualmente um dos expoentes máximos do Hip-Hop em Portugal.


Mundo Segundo (PORTO)

Mundo Segundo (Rapper/Beatmaker/Produtor) é uma figura incontornável do Hip-Hop Português. Com 20 anos de carreira, sua trajetória vai além do seu primeiro CD em 2006 – contabilizando 3 mixtapes solo, criação e produção de diversos eventos que impulsionaram o Rap em Portugal, além da fundação de grupos como “Real Companhia” e o respeitadíssimo “Dealema” –   e mesmo nascido em Vila Nova de Gaia (Norte de Portugal), seu trabalho é respeitado em todo o território lusitano, sobretudo na capital do país (Lisboa).


SR. Alfaiate (LISBOA)

No subúrbio de Carcavelos que travou conhecimento com a arte do turntablism. Todos os domingos na década de 1990 juntavam-se os amigos em casa para aprimorar sua arte nos toca-discos. E foi ali que Nelson Duarte tornou-se o Nel’Assassin – codinome esse que surgiu devido à sua habilidade como deejay e ser um exímio exterminador de oponentes em campeonatos. Produtor musical e beatmaker, alçou voos como artista em países como Inglaterra, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, Brasil, Angola entre outros. Acumulando em seu currículo parcerias e colaborações com artistas de diversos lugares do mundo… Muito além do Hip-Hop em Portugal.

AGENDA





Nenhum comentário